DOWNLOADS

"Celebrate the Blood" em livro didático

Posted by Dimitri Brandi On 0 comentários

O Psychotic Eyes teve uma das suas músicas usada como exercício em um livro didático. "Celebrate the Blood" foi selecionada pelo Prof. Leonardo Machado Palhares, autor do livro História: Ensino Fundamental, da Ed. Projecta para exercitar a reflexão do estudante diante da realidade atual, política e histórica, da América Latina. O que demonstra por parte da banda uma visão lúcida e também a profundidade de sua temática lírica.

Acho que o fato é inédito no Brasil, e espero que uma banda de heavy metal aparecer num livro didático ajude a derrubar o preconceito que há contra o estilo em nosso país. Sempre tivemos bandas com excelentes letras, que tratam da realidade social e histórica do nosso país, mas o metal nunca foi respeitado, como se fosse uma forma de cultura de segunda categoria. Isso é verdade tanto nos meios acadêmicos quanto nos meios culturais de elite.

Abaixo transcrevo o trecho do livro em que a música é citada. A questão está no último capítulo, em que se discute a realidade histórica atual da América Latina. O curioso é que o autor nem gosta de heavy metal, o interesse pela nossa música foi somente pelo texto da letra.

Sentimos orgulho de poder contribuir com o ensino fundamental, embora, confesse, eu teria um pouco de dificuldade de responder a questão proposta pelo livro aos estudantes.

13. Leia o trecho da música a seguir:

“Drogas, crimes e monstros. (...)
Muitas maneiras de espalhar o medo e alterar as nossas crenças.
Preconceito e ditadores estão sempre lado-a-lado.
O que eles estão fazendo com nossas mentes?
(...)”

(Música: Celebrate the Blood. Letra: Dimitri Brandi de Abreu. Música: Psychotic Eyes. 2006, disco: Psychotic Eyes. Código da música: BR-D25-06-00001)



A letra retrata situação vivenciada em países da America Latina no final do século XX e início do século XXI. Como responder os assuntos levantados na música? É possível relacionar preconceito aos governos ditatoriais? Elabore com seus colegas um painel destacando a situação dos países da América Latina nos últimos 40 anos. Procure abordar as seguintes questões:

A realidade social e política na América Latina durante os governos militares.
A redemocratização da América Latina e a formação dos Blocos Econômicos.
Pobreza e violência na América Latina
A América Latina e suas riquezas sociais, culturais e materiais.

0 comentários: